sábado, 13 de novembro de 2010

A Guerra dos Mundos e Cildo Meireles
Martha Telles


A adaptação para o rádio do romance-ficção Guerra dos Mundos, de H.G.Wells, realizada por Orson Welles é uma referência importante no pensamento artístico de Cildo Meireles. Em suas palavras: “se eu fosse estabelecer uma genealogia, não necessariamente precisa, sobretudo afetiva, eu seguramente teria que falar no Marcel Duchamp, teria que falar no Manzoni, e teria que falar no Orson Welles, especificamente da Guerra dos Mundos”. Em 1938, Welles adapta a história da invasão de extraterrestres na terra. Simulando os modelos dos noticiários radiofônicos, a ficção misturou-se com o real, sem perder, entretanto, os seus limites do artifício, do artífice, de arte enfim. A transmissão causou uma catarse coletiva, resultando mesmo no suicídio de alguns norte-americanos. Guerra dos Mundos esgarça, ironiza os limites do próprio conceito de objeto de arte, aspectos estes caros para Cildo:
“Acho que aí objeto de arte chegou a uma situação ímpar, onde toda e qualquer fronteira entre ficção e realidade foi detonada, implodida. O bonito é que isso sempre foi falado do ponto de vista do sujeito da arte, do artista. Ele( Welles) podia, muito facilmente, ter realmente partido para uma abordagem no sentido de iludir com o real que havia naquela ficção. E ele soube manter um distanciamento perfeito. Mesmo estremecendo essa fronteira, ainda assim, havia plena consciência de que aquilo era um objeto de arte. Acho que a beleza desse trabalho reside muito em não abdicar dessa história”.
Cildo Meireles reconhece em Orson Welles um problema com o qual a arte terá que se haver na contemporaneidade: o que é arte e o que não é. Como definir objeto de arte nesse novo regime informacional da sociedade de massa? A pergunta sobre o estatuto do objeto de arte perpassa toda obra do artista. Tal questão o levará a redefinir o conceito de objeto de arte, de artista, o papel do espectador e sua relação com o sistema de arte.

Link para ouvir a transmissão de Guerra dos Mundos. http://leoteles.com/?p=93
Citações retiradas de entrevista dada a mim em 2002.

Nenhum comentário: